terça-feira, 20 de julho de 2010

Fabricante mostra notebook 3D

A LG anunciou nesta segunda em Seul uma nova linha de produtos de informática com efeitos 3D integrados, composta por um notebook, um monitor e um projetor compatíveis com imagens nesse formato.
O primeiro notebook 3D da LG é o R590D, uma máquina com tela de 15,6 polegadas, processador Intel Core i7 com chipset HM55 e placa gráfica Nvidia GeForce GT335M, com 1 GB de memória de vídeo dedicada. O portátil conta ainda com som SRS Tru-Surroind HD, software TriDef que converte vídeo 2D para 3D e drive Blu-ray opcional.
Já o monitor W36D, de 23 polegadas, é voltado para jogos no PC. A tela tem resolução full HD (1080p), taxa de contraste de 70.000:1 e um modo que melhora o desempenho e configuração da imagem nos games. Também vem com áudio SRS Tru-Surrround HD integrado. Finalmente, o projetor CF3D gera imagens de até 1250 ANSI lúmens em 3D (2.500 ANSI em 2D) e é compatível com óculos polarizados (como os usados nos cinemas 3D). Será vendido com seis pares de óculos, mas seu preço e disponibilidade não foram informados.
Segundo a LG, o notebook R590D chega às lojas na Coreia do Sul este mês, com demais países na sequência, sem preço definido ainda. O monitor W36D já está à venda na Europa por 330 euros.

N900 no Brasil, ô pá!

Um dos produtos mais irracionalmente desejados por geeks é a linha N8XX da Nokia. São algo entre um tablet, um pad, um axé, sei lá. São lindinhos, não caem em nenhuma classificação específica exceto que não são celulares. Mesmo assim todo mundo que mexe em um precisa racionalizar muito para não comprar, dado o grau de desejabilidade que geram.
Com o N900, a Nokia aparentemente havia acertado em cheio, transformando um N8XX em um celular e acabando com o último argumento contra uma eventual compra. Vejamos o que tem o bicho:
  • Processador de 600 MHz
  • 256MB de memória DDR, 768 MB de swap e 1 GB virtual
  • 32 GB de Flash
  • Tela de 3,5″ (800×480)
  • Câmera 5 MP Carl Zeiss
  • Bluetooth 2.1, WIFI, AGPS, FM (transmissor/receptor), Infravermelho
  • MiniUSB
  • MicroSD de até 16 GB
  • USB host
  • TV Out
  • Teclado Qwerty
  • Quadriband
Essa é só uma listinha parcial. O N900 vem com o Maemo (e não o obsoleto Symbian) e é o único smartphone do momento que roda Firefox.
Agora essa beleza vem pro Brasil, ao preço full não tão assustador de R$ 1.990,00 e disponível na segunda quinzena de agosto.
Problemas: nas palavras do Henrique, “é um aparelho de transição”. O Maemo ainda é um sistema operacional em sua infância, se você acha o Android coisa de geek, nem queria chegar perto do Maemo sem saber o que está fazendo.
A Nokia também não parece muito saber o que quer da vida, vide o lançamento do N8 com o Symbian^3, e o futuro Symbian^4, baseado em Qt. Onde entra o Maemo na história? Dividindo recursos, claro.
A linha N8XX sempre foi um patinho feio muito querido, a empresa nunca conseguiu situar os aparelhos como produto. O N900 embora tenha vendido bem, virou uma espécie de Opera dos smartphones. Dá pra ser muito feliz com um mas nenhuma moça bonita vai te dar bola por causa dele.
Agora, o problema principal: confiança. O Brasil sempre foi um mercado respeitado pela Nokia, já houve aparelho lançado aqui antes do mercado norte-americano, então fico muto preocupado quando dou de cara com a informação, no press-release:
“A versão vendida no Brasil virá com o idioma em português de Portugal.”
Como assim, Bial? Voltamos aos anos 80, quando o Brasil era mercado para desova de produtos fracassados? A Palm fez muito isso, o IIIe foi uma vergonha de vendas, cancelado e em seguida vendido no Brasil como novidade.
Desrespeitar o Mercado Brasileiro dessa forma é uma atitude tão arrogante que nem a Apple ousa, iPhone e Macbooks falam o português de Kaká, não de Camões. E não, não me interessa justificativa de que “geeks usam tudo em inglês”. Isso é desculpa de quem está no gueto e não quer sair. Fosse assim Linux não seria traduzido.
Portanto, concluo que a Nokia não quer gastar dinheiro localizando um aparelho que não tem esperança de vender em números significativos e, com isso, mostra também que não vê muito futuro no próprio Maemo, afinal o trabalho de tradução de uma futura versão seria bem menor se a atual já tivesse sido localizada.
Conclusão: o N900 está aí, é um excelente aparelho, dá pra ser feliz com ele. Eu acredito nisso, já a Nokia, não sei.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Um notebook Core i5 pra chamar de seu

O processador não é tudo, mas pode ser um ponto de partida para quem está perdido na hora de escolher um notebook. No caso do Intel Core i5, o chip limita uma categoria de máquinas intermediárias e avançadas, com opções para todos os gostos – das finas e ultraportáteis às poderosas que aguentam até uma jogatina. Testamos cinco delas, com preços de 2.849 a 4.999 reais.

Enquanto os modelos Positivo, LG e Sony vêm com o processador em sua versão 520M, na frequência de 2,4 GHz, os portáteis da Acer e da HP têm um chip mais simples, o 430M, com 2,2 GHz. Na prática, a diferença entre as máquinas não é tão grande no desempenho em tarefas diárias, por causa do equilíbrio nas configurações de itens como disco rígido e memória.

A discrepância começa a aparecer quando o assunto é performance de vídeo. Neste quesito, o LG R590 arrebenta, com sua placa GeForce GT335M. No INFOLAB, ele cravou o dobro de pontos em relação ao segundo colocado no teste de gráficos em terceira dimensão 3DMark06. O poder de fogo obviamente se refletiu na bateria. O LG foi o pior dos cinco laptops, enquanto o Positivo Mobile F457P venceu com folga, após aguentar 100 minutos trabalhando longe da tomada.

Almofada USB promete refrescar sua cadeira de escritório

Os acessórios USB já se transformaram em ferramentas fundamentais para a sobrevivência no mundo moderno. Eles servem até mesmo para solucionar problemas que você não sabia que tinha, como o superaquecimento da cadeira de escritório. Por isso a japonesa Thanko criou a USB Seat Air.
Essa almofada promete refrescar sua cadeira de trabalho de maneira "discreta". Ligue o cabo USB no computador, coloque a almofada na cadeira e sente em cima para esfriar a cabeça e outras partes do corpo. Outra opção é comprar também o adaptador USB para o cinzeiro do carro e curtir essa tecnologia bizarra enquanto enfrenta os congestionamentos por aí.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Cadeado de bicicleta futurista dispara alarme via WiFi

A trava de bicicleta Halo não é só futurista no visual. O projeto, feito por Steve Hunt, prevê que o acessório seja capaz de enviar mensagens de alerta via WiFi quando detectar algo errado, como a violação do lacre ou alguma outra forma de vandalismo contra a bicicleta em questão.
O cadeado usaria o Eye Fi, cartão SD com capacidade de enviar dados por internet sem fio, para enviar uma mensagem de alerta a um celular ou computador que esteja corretamente configurado.
O problema, para o usuário, é que a bicicleta precisaria estar próxima a algum ponto de internet sem fio para que a mensagem fosse enviada corretamente. E o problema, para os ladrões, é que eles vão precisar começar a estudar, no mínimo, configuração de redes sem fio.

asa e Microsoft levam novas imagens de Marte a telescópio virtual

Crateras, manchas e mais algumas crateras. Para os leigos em astronomia, as imagens do espaço e dos planetas se resumem a uma mistura abstrata de cores e efeitos visuais. Mas nunca é tarde para tentar entender direito esse universo, certo?
Uma boa chance surge agora, com a atualização mais recente do telescópio virtual mantido pela Microsoft com ajuda da Nasa (agência espacial norte-americana). O Worldwide Telescope ganhou imagens inéditas e em alta resolução de Marte, ampliando a galeria virtual de pontos turísticos no espaço. É possível dar zoom no "Planeta Vermelho", observar detalhes ou seguir de carona em uma apresentação guiada pelo próprio programa.
Você pode navegar por Marte direto de seu navegador, acessando o telescópio, ou fazendo o download da versão desktop. Seja como for, tente fechar outros programas e evitar downloads simultâneos se quiser tem uma viagem mais suave pela versão virtual de Marte.

Confissões de um gamer 'suicida': o dia em que o upgrade não funcionou

Interrompemos a programação normal do Gigablog para contar um caso de bastidores sobre upgrades que não deram certo. Não é nada que vá mudar sua vida, e nem a nossa, mas algo nos diz que histórias de fracasso também podem ensinar alguma coisa.
Na foto acima você vê parte de um PC com seus 4 anos de serviços bem prestados (em grande parte, utilizado para rodar jogos 3D pesados). A bagunça de cabos, depois de várias montagens e desmontagens, não consegue disfarçar o grande problema: a luz vermelha acesa na placa-mãe. No caso, ela indica superaquecimento do processador.
Como o desempenho da máquina já não vinha sendo dos melhores nos jogos mais exigentes, decidi atualizar a plataforma em vez de apenas trocar o processador ou resolver o problema de temperatura. E, como uma peça puxa a outra, fui por etapas. Novo processador pede nova placa-mãe, que pede nova memória RAM e assim por diante. Primeiro, placa-mãe e processador. Semanas depois, placa de vídeo. Para fechar o pacote faltava só a memória RAM. Anotei as especificações do manual da placa-mãe e fui atrás dos valiosos pentes de memória. DDR3, 1066 MHz, etc etc. Revirei 300 lojas, achei um modelo indicado como "compatível" e parti para a fase "mão na massa". 
Desconecta, tira fio, troca cabo, parafusa. Teoricamente, tudo ok. Mas, na prática, tudo errado. Na hora do "boot" surgiu o temido alarme sonoro, equivalente a um nocaute técnico para quem passou horas pesquisando, comprando e montando a máquina. Segundo o manual da placa-mãe, o alerta em questão indicava "memória RAM incompatível". Mas não era o modelo indicado? Era. Mas... sem conversa.
A solução - provisória - foi voltar à configuração antiga, fazendo uma faxina geral e caprichando nos coolers e na pasta térmica para resfriar o processador. A luz vermelha apagou, a temperatura baixou. Mas eu ainda vou convencer a memória RAM nova a rever seus conceitos de compatibilidade.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Notebook 'deformado' quer facilitar uso da tecnologia 3D

Design curvo, tanto na base quanto na tela, é o diferencial do Nalu, esse protótipo da Arc computadores. O que parece um notebook distorcido (ou pintado por Salvador Dali) é, na verdade, uma aposta na "usabilidade".
A tela curva serviria para proporcionar uma experiência mais "interativa" na reprodução de conteúdo 3D, segundo os criadores. Já a base em forma de arco possibilitaria uma melhor ventilação sob o portátil e facilitaria o controle dos recursos sensíveis localizados no meio do teclado.
Mas isso tudo, por enquanto, são promessas e possibilidades, já que o Nalu ainda é um produto de testes. Confira um vídeo dele "em funcionamento" e veja se você gosta mesmo da ideia.

Pendrive 'indestrutível' encara fogo, gelo e até atropelamento

A biodiversidade desse mundo tecnológico já produziu pendrives de diversas espécies: coloridos, estranhos, luxuosos, com formatos inusitados, recursos inúteis e até carinha de Hello Kitty. Mas o gênero de pendrives indestrutíveis, daqueles que você levaria para uma temporada no Iraque, ainda é muito mal representado. 
Felizmente, o XtremeKey vem aí para tentar virar o jogo. Ele promete resistir a fogo, temperaturas extremas, pancadaria e até atropelamentos. Cenas de ação podem ser vistas no vídeo de demonstração. Segundo o fabricante, o XtremeKey suporta quedas de 5 metros, temperaturas de 200°C e -50° C e pressão de até 100 m debaixo d'água. Graças, em grande parte, à proteção de metal com 2 mm de espessura.
Ele será lançado em agosto, disponível em modelos de 8 a 64 GB (preços a partir de US$ 49,90). Restam dúvidas se ele resiste a tiros de fuzil e a crianças de 2 anos.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Dê um trato no menu do Ubuntu

Aprenda a eliminar do menu do Grub as atualizações antigas de kernel do sistema operacional Linux

Cansado de ver seu menu do Grub aumentar a cada atualização do kernel do Linux? A solução é bem simples. No boot, anote os números de kernel menores (o maior é o atual). Depois da carga do sistema, acione Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic e, na janela que surge, clique em Procurar e tecle os números de cada kernel. Clique com o botão direito do mouse e escolha Marcar Para Desinstalação. Depois de marcar cada kernel, pressione Aplicar. Reinicie a máquina e verifique se o menu ficou mais limpo.

aixa Extream turbina o som do PC

A potência e a qualidade de áudio do conjunto de alto-falantes Lassus CS21EX-06, da Extream, são suficientes para proporcionar uma boa experiência para quem está diante do computador ou nos arredores para ouvir música ou assistir um filme. Com design simples e um precinho razoável (199 reais), é um equipamento com bom custo/benefício.

Funcionando no padrão 2.1, com duas caixas satélites de 8 watts RMS de potência e um subwoofer de 12 watts, o modelo soma um total de 28 watts, boa especificação para a categoria. Nos testes do INFOLAB, o nível de graves agradou. Só não conte com o Extream para colocar o volume no talo e aproveitar o som em outros cantos da sala. Em situações como essa, o som fica estridente e apresenta distorções.

O controle de graves fica na parte de trás do subwoofer e é bem simples de mexer. Já o controle remoto traz apenas os botões power e de volume. O design do subwoofer é quadradão e todo preto. As caixinhas têm frente prateada. O comprimento dos fios (1,26 metro) que ligam os alto-falantes ao subwoofer deveria ser maior, para não limitar tanto o posicionamento das peças sobre a mesa.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Trate seu notebook com cuidado

Veja o que é preciso observar na hora de usar computadores portáteis e fazer a limpeza de rotina

Qualquer computador exige cuidados. Notebooks merecem atenção ainda maior. Algumas preocupações são óbvias, como a maneira de transportá-lo. Uma eventual queda pode deixar o equipamento fora de uso, com a danificação de partes como o HD, a tela ou o teclado. Mas a maneira como você usa ou limpa o PC portátil também pode ser determinante para sua sobrevida. Confira, a seguir, algumas recomendações básicas para a manutenção do seu equipamento.

Atenção para a tela
A tela é o item maior e mais caro dos laptops. Evite tocá-la com os dedos. A pressão pode danificar pixels da área. Se a máquina tem display sensível ao toque, tome o cuidado de lavar bem as mãos antes de usá-la. A tela dos portáteis pode aceitar toque manual, não pó e gordura, que podem danificá-la.

Roteador Huawei tem bom sinal para 3G

O roteador D100, da Huawei, traz como maior destaque a possibilidade de compartilhar a conexão 3G. Apesar de compacto, ele possui diversos recursos e sinal forte. Por ser um modelo no padrão 802.11g, o preço de 291 reais não é uma pechincha, apesar de não ser tão caro assim. É um valor justo pelo que o aparelho oferece.

Trabalhando como ponto de acesso para outras redes, o D100 vem equipado apenas com uma porta Fast Ethernet, se você quiser usar a rede cabeada. Bem que a interface poderia ser Gigabit Ethernet. Fora isso, o equipamento traz consigo os recursos básicos, como suporte a DHCP e IP fixo. A USB retrátil esconde o modem e impede que ele seja desconectado por engano. O modelo também conta com uma antena que não pode ser trocada.

No quesito segurança, o roteador da Huawei conta com a presença dos protocolos WEP, WPA e WPA2, além de outros recursos geralmente presentes nesse tipo de aparelho, como filtro por IP, firewall e bloqueio por MAC. Pena que na interface web, o D100 não possua o protocolo HTTPS, que protege a conexão entre o usuário e a interface de gerenciamento. Mesmo assim, a agilidade para acessar a interface é muito boa. Apenas um usuário e o administrador podem acessar esse painel.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre os Parafusos Usados no PC

Quando você compra um gabinete  ele vem com uma série de parafusos e outras peças menores. Mesmo técnicos experimentes têm dificuldade em dizer exatamente qual é o uso de cada um desses parafusos. Neste tutorial falaremos sobre todos os parafusos usados durante a montagem de um micro e onde você deve usá-los, portanto lendo este tutorial você aumentará suas habilidades em montagem de micros.
Figura 1: Diferentes tipos de parafusos usados no micro. Que bagunça!


Os parafusos variam em três aspectos: tipo de rosca, formato da cabeça e o comprimento. O comprimento e especialmente o formato da cabeça podem variar muito, mas existem apenas três tipos de rosca usados no micro. Por isso nós achamos que a melhor maneira de classificar os parafusos encontrados no micro é através do tipo de rosca usado por eles. Na Figura 2 você pode ver esses três tipos de rosca.
Figura 2: Tipos de rosca usados pelos parafusos que acompanham o gabinete.

O primeiro tipo de rosca, mostrado à esquerda na Figura 2, é do tipo auto atarraxante usado para prender ventoinhas ao gabinete (e também partes plásticas relacionadas à ventilação, tais como dutos). Este é o único uso deste tipo de parafuso no micro, que é de identificação muito fácil, como você pode ver. Este parafuso normalmente mede 10 mm de comprimento e tem a cabeça achatada, como mostrado na Figura 3. Você deve usar uma chave de fendas Phillips nº 2 para aparafusá-lo.


 Figura 3: Parafusos usados para prender ventoinhas e dutos ao gabinete.

O segundo tipo de rosca encontrado nos parafusos usados nos micros utiliza o padrão UNC (United National Coarse) 6-32, o que significa uma rosca usando um fio nº 6 (0,1389” de diâmetro) com 32 fios por polegada (distância de 0,0313” entre os fios). Você deve usar uma chave de fendas Phillips nº 2 para aparafusar este tipo de parafuso. Para facilitar, chamaremos esta rosca de “grossa” a partir de agora, já que o terceiro tipo de rosca é mais fino.
O terceiro tipo de rosca encontrado nos parafusos usados nos micros utiliza o padrão M3x0.5, que é um padrão desenvolvido pela ISO usando o sistema métrico (como você deve ter reparado, a rosca “grossa” usa unidades inglesas). Isto significa o uso de um fio de 3 mm de diâmetro com 0,5 mm de distância entre os fios. Você deve usar uma chave de fendas Phillips nº 1 para aparafusar este tipo de parafuso. Para simplificar, chamaremos este tipo de rosca de “rosca fina” a partir de agora, já que ela é mais fina do que os
outros dois tipos de rosca usados pelos parafusos do micro.
Parafusos que usam tanto rosca grossa quanto rosca fina podem ser encontrados com vários tipos diferentes de cabeça e comprimentos, e aqui é onde a maioria das pessoas se confunde. Por isso falaremos em mais profundidade sobre todos os parafusos usados em um micro.