quinta-feira, 15 de julho de 2010

Confissões de um gamer 'suicida': o dia em que o upgrade não funcionou

Interrompemos a programação normal do Gigablog para contar um caso de bastidores sobre upgrades que não deram certo. Não é nada que vá mudar sua vida, e nem a nossa, mas algo nos diz que histórias de fracasso também podem ensinar alguma coisa.
Na foto acima você vê parte de um PC com seus 4 anos de serviços bem prestados (em grande parte, utilizado para rodar jogos 3D pesados). A bagunça de cabos, depois de várias montagens e desmontagens, não consegue disfarçar o grande problema: a luz vermelha acesa na placa-mãe. No caso, ela indica superaquecimento do processador.
Como o desempenho da máquina já não vinha sendo dos melhores nos jogos mais exigentes, decidi atualizar a plataforma em vez de apenas trocar o processador ou resolver o problema de temperatura. E, como uma peça puxa a outra, fui por etapas. Novo processador pede nova placa-mãe, que pede nova memória RAM e assim por diante. Primeiro, placa-mãe e processador. Semanas depois, placa de vídeo. Para fechar o pacote faltava só a memória RAM. Anotei as especificações do manual da placa-mãe e fui atrás dos valiosos pentes de memória. DDR3, 1066 MHz, etc etc. Revirei 300 lojas, achei um modelo indicado como "compatível" e parti para a fase "mão na massa". 
Desconecta, tira fio, troca cabo, parafusa. Teoricamente, tudo ok. Mas, na prática, tudo errado. Na hora do "boot" surgiu o temido alarme sonoro, equivalente a um nocaute técnico para quem passou horas pesquisando, comprando e montando a máquina. Segundo o manual da placa-mãe, o alerta em questão indicava "memória RAM incompatível". Mas não era o modelo indicado? Era. Mas... sem conversa.
A solução - provisória - foi voltar à configuração antiga, fazendo uma faxina geral e caprichando nos coolers e na pasta térmica para resfriar o processador. A luz vermelha apagou, a temperatura baixou. Mas eu ainda vou convencer a memória RAM nova a rever seus conceitos de compatibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário