quarta-feira, 7 de julho de 2010

Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre os Parafusos Usados no PC

Quando você compra um gabinete  ele vem com uma série de parafusos e outras peças menores. Mesmo técnicos experimentes têm dificuldade em dizer exatamente qual é o uso de cada um desses parafusos. Neste tutorial falaremos sobre todos os parafusos usados durante a montagem de um micro e onde você deve usá-los, portanto lendo este tutorial você aumentará suas habilidades em montagem de micros.
Figura 1: Diferentes tipos de parafusos usados no micro. Que bagunça!


Os parafusos variam em três aspectos: tipo de rosca, formato da cabeça e o comprimento. O comprimento e especialmente o formato da cabeça podem variar muito, mas existem apenas três tipos de rosca usados no micro. Por isso nós achamos que a melhor maneira de classificar os parafusos encontrados no micro é através do tipo de rosca usado por eles. Na Figura 2 você pode ver esses três tipos de rosca.
Figura 2: Tipos de rosca usados pelos parafusos que acompanham o gabinete.

O primeiro tipo de rosca, mostrado à esquerda na Figura 2, é do tipo auto atarraxante usado para prender ventoinhas ao gabinete (e também partes plásticas relacionadas à ventilação, tais como dutos). Este é o único uso deste tipo de parafuso no micro, que é de identificação muito fácil, como você pode ver. Este parafuso normalmente mede 10 mm de comprimento e tem a cabeça achatada, como mostrado na Figura 3. Você deve usar uma chave de fendas Phillips nº 2 para aparafusá-lo.


 Figura 3: Parafusos usados para prender ventoinhas e dutos ao gabinete.

O segundo tipo de rosca encontrado nos parafusos usados nos micros utiliza o padrão UNC (United National Coarse) 6-32, o que significa uma rosca usando um fio nº 6 (0,1389” de diâmetro) com 32 fios por polegada (distância de 0,0313” entre os fios). Você deve usar uma chave de fendas Phillips nº 2 para aparafusar este tipo de parafuso. Para facilitar, chamaremos esta rosca de “grossa” a partir de agora, já que o terceiro tipo de rosca é mais fino.
O terceiro tipo de rosca encontrado nos parafusos usados nos micros utiliza o padrão M3x0.5, que é um padrão desenvolvido pela ISO usando o sistema métrico (como você deve ter reparado, a rosca “grossa” usa unidades inglesas). Isto significa o uso de um fio de 3 mm de diâmetro com 0,5 mm de distância entre os fios. Você deve usar uma chave de fendas Phillips nº 1 para aparafusar este tipo de parafuso. Para simplificar, chamaremos este tipo de rosca de “rosca fina” a partir de agora, já que ela é mais fina do que os
outros dois tipos de rosca usados pelos parafusos do micro.
Parafusos que usam tanto rosca grossa quanto rosca fina podem ser encontrados com vários tipos diferentes de cabeça e comprimentos, e aqui é onde a maioria das pessoas se confunde. Por isso falaremos em mais profundidade sobre todos os parafusos usados em um micro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário