quarta-feira, 16 de setembro de 2009

3G : As pegadinhas dos planos quase ilimitados


Desde o dia que as operadoras anunciou seu 3G que surgiram algumas informações desencontradas. A grande dúvida do momento é: os planos são mesmo ilimitados? a resposta é… mais ou menos
As operadoras anunciaram para imprensa que seus planos eram ilimitados, já no site consta que tem franquia. Ontem fui a uma loja e peguei um panfleto (me recuso a me comunicar com vendedores).
No panfleto diz “Através de placas e modens, você ainda tem banda larga ilimitada no seu notebook ou computador, a partir de R$69,90/Mês.
Depois de ler isso fiquei mais confuso e fui ler as letrinhas que preenchem quase meia página do panfleto. Lá está a verdade, como sempre.
O cliente que exceder a franquia poderá ter, sua velocidade reduzida para a menor velocidade comercializada (128kbps) até o faturamento de sua próxima franquia, quando a velocidade será reestabelecida para a velocidade contratada.
Elas garante o mínimo de 10% da velocidade nominal contratada.
Em bom português seria… em um plano de 500 kbps, enquanto você não passar sua franquia sua conexão irá oscilar entre 50kbps e 500kbps. Após ultrapassar, se as operadoreas estiverem de mal humor sua conexão não passará de 128kpbs.
Falando em um português ainda melhor… talvez o 3G seja tão rápido quando o EDGE que na prática é bem próximo do EVDO que não tem tanta diferença de uma conexão discada.
Como a telefonia no Brasil sempre é bagunçada, as operadoras abusam de contratos “espertinhos” .

Nos contratos tem outras pegadinhas. Uma delas é a fidelização de 15 meses. Segundo Anatel o máximo são 12 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário