sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Projeto da Dell equipa escolas públicas

A Dell anunciou nesta quinta-feira, 05/10, a etapa piloto do seu projeto Sala de Aula Conectada, que equipará salas de escolas públicas com lousas digitais, kits multimídia (projetores e equipamento de som) e conteúdo educacional direcionado para as aulas.

Inicialmente, o Sala de Aula Conectada abrange apenas a cidade de Hortolândia, onde também são fabricados os equipamentos da Dell no país. Em parceria com o Estado de São Paulo, a empresa leva o plano para 26 escolas públicas da localidade. Ao total, serão beneficiados 6 mil alunos e 90 professores.

Para o diretor geral da Dell Brasil, Raymundo Peixoto, o projeto nasce para acompanhar a evolução da educação causada pela tecnologia no cotidiano dos estudantes.“Atualmente, as crianças precisam aprender novas habilidades além das matérias convencionais. Devem encontrar informação, processá-las, ter senso crítico para saber o que levar em consideração”, comenta Peixoto.

A iniciativa deu seus primeiros passos em agosto de 2009 e terá a duração de um ano. A partir da análise desta primeira fase, a empresa pretende ampliar o projeto para implementar novas tecnologias nos ambientes educacionais. Além da estrutura tecnológica, a Dell também oferece preparação para os professores administrarem os conteúdos.

Netbook educacional

Durante o lançamento a Dell também anunciou o seu novo netbook voltado para uso escolar, que começará a ser fabricado no país em dezembro. O Latitude 2100, projetado para uso em ambientes educacionais, tem sua superfície externa emborrachada, tela de 10,1 polegadas (com touchsrcreen opcional), chip Atom Intel, e uma alça diretamente presa no aparelho, para que possa ser carregado como pasta escolar.

Uma das características especialmente desenvolvidas para o uso educacional é a presença de um sistema de iluminação em uma pequena parte do topo da tampa do aparelho. A luz é ativada toda vez que o estudante deixa os exercícios propostos pelo professor para navegar na internet.

O preço do netbook no Brasil ainda não foi divulgado. De acordo com o diretor para o setor público da Dell Brasil, Ricardo Velasco, o aparelho é vendido nos Estados Unidos por US$500 até US$700, com variações de acordo com a configuração. “A intenção não é fabricar um netbook mais barato, sua característica é educacional”, comenta Velasco.

Mercado brasileiro

Michael Dell, CEO da empresa que leva o seu sobrenome, esteve presente no lançamento. Com 10 anos de atuação no mercado brasileiro, ele disse que a empresa enxerga aqui uma grande oportunidade. “Se analisarmos os países emergentes, o Brasil só é menor que a China, mas muito maior que Índia e Rússia”, afirmou o executivo. Ele disse, ainda, que o Brasil apresenta um crescimento sólido e tem potencial para ser o quarto maior mercado de PCs do mundo em 2015.

A empresa está criando novas redes de relacionamento em todo o país. “O Brasil é peça fundamental para o mercado de computadores e para a economia da América Latina”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário